Assembleia de Deus Ministério Belém
PORTAL LARANJEIRAS CAIEIRAS – SP

Rua Luiz Gonzaga Dartora n° 805
Bairro: Laranjeiras - Caieiras
Cultos:

Terças: 19:30h-21:00h / Quintas: 19:30h-21:00h

Domingos: 18:00h-20:00h

Páginas

Cuidando da casa de deus



                                                                                                                                                           Ageu 1:3-7 a 2:23
“Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada”.

 

O livro do profeta Ageu traz uma mensagem clara para que o povo cuidasse da casa de Deus. O povo estava reconstruindo a cidade, os muros, suas casas enquanto o tempo estava em ruínas. O povo voltava do cativeiro, libertado pelo poder e graça de Deus e não reconhecia isto, voltavam para reconstruir a cidade destruída por causa de seus pecados, porém a reconstrução obedeceu uma ordem de prioridades errada e, por causa destas prioridades erradas em sua vida o povo continuava cativo.

1.
      Ageu 1:4-7—“Considerai os vossos caminhos” é a palavra que Deus traz ao povo através do profeta. O povo estava tentando reconstruir a cidade, mas a primeira coisa com que se preocuparam foi em reconstruir suas próprias casas e suas plantações. Por isto o Senhor lhes diz: “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”. Que triste realidade eles estavam enfrentando! E foi por isto que Deus lhes diz por duas vezes que eles deveriam considerar os caminhos deles. Muitas vezes nós também agimos assim, priorizamos nossas coisas enquanto as coisas de Deus ficam abandonadas, priorizamos nosso trabalho enquanto o trabalho de Deus fica abandonado, priorizamos nossa casa e nossa família, enquanto a casa de Deus e o povo de Deus fica abandonado. Prioridades erradas! Depois questionamos a Deus o por que das coisas darem errado para nós.

2.
      Ageu 2:11-14— Nestes versículos podemos até ver que o povo tentava fazer alguma coisa para Deus, porém com suas mãos contaminadas pelo pecado contaminavam tudo o que ofereciam a Deus. Era preciso primeiro que o povo passasse por uma santificação para que pudesse ver a ação de Deus em seu favor, “buscai a santificação sem a qual ninguém verá a Deus”. Será que também não estou invalidando o que faço com uma vida de prioridades erradas?

 

Mas o que acontece quando ordeno corretamente minhas prioridades?

 

3.
      Ageu 2:6-9—“Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos”. Deus promete me abençoar se eu coloco minhas prioridades de vida da maneira como Ele deseja. Ele tem o compromisso de me abençoar, pois isto está prometido na palavra. Terei sucesso em tudo quanto fizer não porque eu mereça, mas porque Deus será comigo. Não estou falando de sucesso na maneira humana de entender, pode ser que Deus tenha em mente um sucesso diferente para você, esteja pronto para entender a bênção quando ela chegar, mas Deus também tem poder para te abençoar com riquezas, Ele é dono do ouro e da prata.

4.
      Ageu 2:21-23Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Farei tremer os céus e a terra; e transtornarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos dos gentios; e transtornarei os carros e os que neles andam; e os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu irmão. Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o SENHOR, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o SENHOR dos Exércitos. Deus terá sempre algo maravilhoso para mim, muito além daquilo que eu possa sequer imaginar. Quando Zorobabel tomou a decisão de reordenar suas prioridades de vida, passando a se preocupar com o que acontecia com a casa de Deus, recebeu uma bênção muito maior do que o que podia imaginar, muito além da própria compreensão.

  

Deus é assim meu irmão, Ele sempre tem o melhor para você, basta que você se preocupe em cuidar das coisas de Deus e Ele cuidará das tuas coisas. Lembre-se: Quando você cuida da casa de Deus, Deus cuida da sua casa.