Assembleia de Deus Ministério Belém
PORTAL LARANJEIRAS CAIEIRAS – SP

Rua Luiz Gonzaga Dartora n° 805
Bairro: Laranjeiras - Caieiras
Cultos:

Terças: 19:30h-21:00h / Quintas: 19:30h-21:00h

Domingos: 18:00h-20:00h

Páginas

Jacó no vale de Jaboque ( Gênesis 32:24-28 )



Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Gênesis 32:24-28
Passagem muito conhecida nas Escrituras Sagradas, onde nos mostra um homem chamado Jacó, Patriarca do povo Hebreu, que passou por uma experiência tremenda com Deus, e teve sua vida transformada.
Mas para nos aprofundarmos neste texto, precisamos aprender sobre a vida deste homem, e entender o que aconteceu até ele chegar ao vau de Jaboque,  porque ele lutou tanto por uma benção, por uma transformação, e porque Deus mudou o seu nome.
Jacó era um testemunho vivo desde o seu nascimento, o que por si só já foi um milagre. Seu pai Isaque era filho de Abraão, casou aos quarenta anos ( Gên. 25:20 ) com Rebeca . Isaque tinha uma promessa sobre sua vida, promessa que dizia que sua descendência seria como as estrelas do céu e a areia da praia de tão numerosa, e que através de sua descendência seriam benditas todas as famílias da terra ( Gên. 26:4 ).
Mas havia um problema, Rebeca era estéril, e diz a Palavra que Isaque orou muito para que Rebeca engravidasse ( Gên. 25:21 ). Na verdade Isaque orou por um período de 20 anos. Quanto tempo você tem orado por uma benção? Será que você já desistiu do seu sonho? Será que você não acredita mais no milagre?
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ( Marcos 9:23).
Nunca deixe de acreditar, ore, busque, não desista, por mais que pareça que esta demorando, no momento certo sua benção vira.
O Tempo de Deus chegou na vida de Isaque, e sua esposa engravidou, e ela teve uma gravidez difícil, e na dificuldade eles consultaram ao Senhor:
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.            Gênesis 25:23
O Senhor havia falado para Rebeca que estava gravida de gêmeos, que havia duas nações no seu ventre, e que a nação que procederia do segundo filho seria mais forte do que a nação que procederia do primogênito:
E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou
Gênesis 25:24-26
Assim nasceu Jacó agarrado no calcanhar de seu irmão, por isso o seu nome.
O nome Jacó em hebraico significa, calcanhar, suplantador.
Veja o que diz o dicionario: Calcar, pisar: Suplantar a grama, as folhas. Prostrar aos pés o vencido; derrubar: Suplantar o adversário. Levar vantagem a, ser superior a; exceder, sobrelevar, vencer.
   Podemos entender que o nome Jacó significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.