Assembleia de Deus Ministério Belém
PORTAL LARANJEIRAS CAIEIRAS – SP

Rua Luiz Gonzaga Dartora n° 805
Bairro: Laranjeiras - Caieiras
Cultos:

Terças: 19:30h-21:00h / Quintas: 19:30h-21:00h

Domingos: 18:00h-20:00h

Páginas

SALMO 73

"Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração."Salmos 73:1 

Este Salmo conta a história de um homem de Deus chamado Asafe, que teve a oportunidade de estar ao lado do rei Davi, e assim como ele tinha a essência de um adorador, alguém que compôs Salmos que estão registrados na Palavra de Deus (Salmo 50, e os Salmos 73 à 83 ).


Um homem que tinha tanta comunhão com Deus que verdadeiramente podia fala "bom é Deus para com Israel",o Rei Davi colocou Asafe como líder do louvor, e ele tinha a responsabilidade de organizar o louvor no Santuário de Deus, para que estes estivessem louvando a Deus 24 horas por dia.  

Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do SENHOR, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia. 1 Crônicas 16:37.

Todos conheciam Asafe como exemplo de caráter e compromisso com Deus, e o que impressiona são os números pois só de levitas que tocavam instrumentos eram 4.000. E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.1 Crônicas 23:5.

Nestes números vemos o tamanho da responsabilidade sobre a vida de Asafe.

Diz a Palavra de Deus que quando o Rei Davi estava trazendo a Arca para Jerusalém Asafe foi um dos escolhidos para louvar a Deus.

E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.
Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, Etã, filho de Cusaías.1 Crônicas 15:16-17

E também vemos Asafe louvando a Deus com Címbalos. E os cantores, Hemã, Asafe e Etã, se faziam ouvir com címbalos de metal;1 Crônicas 15:19

Diz uma história judaica, que na época em que o Rei Davi estava trazendo a Arca para Jerusalém, dançando e se alegrando com a multidão, Asafe transpôs a barreira e começou a dançar junto com o Rei, porque a alegria de estar na presença de Deus era muito forte em sua vida. Aprendemos também que depois do Rei Davi, Asafe foi o que compôs o maior número de Salmos.

Mas vemos que algo aconteceu com Asafe, mesmo depois de tantas experiências, ele quase se afastou do Senhor, vejamos o que diz a Palavra:

Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
Salmos 73:2-12


Asafe nos conta que ele quase se desviou dos caminhos do Senhor, seus pés estavam quase escorregando, e um dos motivos foi que ele olhou para os ímpios, pessoas que não respeitavam a Deus, que não obedecia Seus mandamentos, e ainda por cima zombavam de Deus.

Asafe ficou com inveja porque muitas vezes viam essas pessoas prosperando, e não precisavam se esforçar tanto como os outros trabalhadores, eram soberbos, violentos, olhos maldosos, coração gananciosos, mesmo tendo muito sempre queriam mais. Esses ímpios eram pessoas corrompidas, que oprimiam os pobres, falavam coisas arrogantes, inclusive contra Deus, essas pessoas zombavam de Deus e ainda prosperavam e aumentavam suas riquezas.

Asafe olhando e analisando estas pessoas, começou a se afastar de Deus, Asafe conhecia muito bem o Salmo 37 escrito pelo Rei Davi que dizia: Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.Salmos 37:1-2.
Mas havia um sentimento dentro de Asafe, que naquele momento estava impedindo de olhar para a direção certa, e podemos aprender muito com este Salmo, pois muitos passam por situações semelhantes.

Muitos hoje estão se afastando do Senhor porque tem olhado para o mundo, muitos tem sido seduzidos pelas riquezas mundanas, tem sentindo inveja das riquezas do mundo, e muitos estão na igreja, porém o seu coração esta do lado de fora. Cuidado!!! preste atenção!!! vejamos a continuação do Salmo:

Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Salmos 73:13-16


Olhando para o mundo Asafe chegou a uma conclusão errada, assim nos dias de hoje ainda tem muitos que pensam da mesma maneira, eles dizem "em vão tenho purificado o meu coração", quantos já disseram, para que orar tanto, por que ir tanto a igreja, a minha vida antes parecia mais fácil, não tinha tantos problemas, em vão tenho servido ao Senhor. Meu irmão misericordia, como pensar uma coisa dessas, a maior demonstração do amor de Deus por nós, foi dar seu Filho amado para morrer por nós na cruz do Calvário.

Quantas vezes não passamos por situações semelhantes, somos ricos porque temos Deus ao nosso lado, mas nos sentimos pobres. Somos alegres porque a alegria do Senhor é a nossa força, mas nos sentimos tristes. Somos fortes porque o Senhor é a nossa força, mas nos sentimos fracos.

 Mas neste dia foi diferente, ele rasgou o seu coração na presença de Deus, e passou por uma transformação, um avivamento começou a correr dentro do seu coração, sabe queridos leitores o nosso inimigo o Diabo esta tentando drenar as nossas forças através de mentiras, ele quer te entristecer e te impedir de ir a casa de Deus. Mas creia Deus fala contigo no Santuário, quando você esta na presença de Deus e o seu coração esta aberto, o mover do Espírito Santo traz um renovo, traz um avivamento, creia, mas para isso você entrar no Santuário de Deus.

Talvez como Asafe você esta sempre na igreja, mas algo aconteceu, e a alegria já não é a mesma, parece que o céu se fechou e Deus não fala mais com você, parece que os louvores estão diferentes, e talvez você já tenha se questionado " será que vale a pena estar na igreja?". Eu te digo vale a pena, Deus é o mesmo, a Palavra é mesma e os louvores são os mesmos, Deus quer trabalhar grandemente na sua vida abra o seu coração, pare de procurar uma resposta exterior, olhe para dentro de você, deixe o Espírito Santo tirar toda a tristeza e angustia, pare de olhar para o homem, olhe para Jesus. Faça como Asafe "até que entrei no Santuário de Deus". Asafe continua:

Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
Salmos 73:23-24


Asafe glorificou a Deus, e agradeceu por estar continuamente na presença do Senhor, reconheceu que Deus o segurava pela mão direita e estava lhe guiando, e principalmente Asafe reconheceu e creu que Deus o receberia na Glória, tudo que ele passava aqui nesta terra não se comparava com a glória futura que estava por vir.

Continuando:

Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Salmos 73:25-26


Asafe reconheceu o poder da promessa de Deuteronômio 18:1-2, reconheceu a grandeza de ter o Senhor como herança. Asafe saiu naquele dia do Santuário com o seu coração renovado, fortalecido pelo Senhor, havia uma alegria tão grande sobre sua vida, que mudou a sua forma de ver o mundo. Quando ele ia para o Santuário, era o mesmo Santuário, quando ele voltava para o seu lar ele via os mesmos impios, quando ele chagava na sua casa era a mesma casa, eram as mesmas pessoas, era tudo igual, mas então o que mudou?

Mudou o seu relacionamento com Deus, ele estava se distanciando de Deus, mas depois daquele culto ele se aproximou novamente de Deus, sua visão já não estava nos problemas, nas dificuldades, sua visão já não estava nos homens e nos impios, MAS SUA VISÃO ESTAVA EM DEUS.

Da mesma forma tem que ser nas nossas vidas, nossa vida tem que estar em Deus, nossa visão tem que estar em Deus, Deus quer ter comunhão conosco, quer nos revelar a Sua vontade, nos guiar pela mão direita, conduzir os nossos passos e nos direcionar a uma vida de vitórias, em vitória porque Deus é "a nossa porção para sempre", muito melhor do casas e carros, muito melhor que dinheiro, fama e saúde. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti Salmo 73:25.

Lembremo-nos das Palavras de Jesus:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Asafe termina dizendo:

Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.
Salmos 73:27-28


Asafe reconheceu o fim dos impios, e teve a certeza que a salvação estava em Deus, como Asafe se aproxime mais de Deus, põe no Senhor a sua confiança, seja um testemunho vivo do poder de Deus, deixe o Senhor Jesus transformar a sua vida, Ele pode e Ele quer te abençoar!!!

Asafe continuou o seu ministério no Santuário no reinado do Rei Davi, e depois teve o privilégio de estar na inauguração do Templo construído pelo Rei Salomão:

E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).
E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR;
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do SENHOR encheu a casa de Deus.
2 Crônicas 5:12-14


Asafe depois de alguns anos teve a o oportunidade de estar na inauguração do Templo como o líder do louvor, a Glória do Senhor encheu aquela casa e com certeza a vida dele também, e Asafe viveu o melhor de Deus porque não desistiu e não se afastou do Senhor.

Fique firme, repito O MELHOR DE DEUS AINDA ESTA POR VIR!!!