Assembleia de Deus Ministério Belém
PORTAL LARANJEIRAS CAIEIRAS – SP

Rua Luiz Gonzaga Dartora n° 805
Bairro: Laranjeiras - Caieiras
Cultos:

Terças: 19:30h-21:00h / Quintas: 19:30h-21:00h

Domingos: 18:00h-20:00h

Páginas

A leitura pode melhorar a sua vida



Pesquisas apontam que o brasileiro lê pouco. Mas com algum esforço e disciplina, qualquer pessoa é capaz de criar o hábito de ler
 
Há alguns anos, na TV aberta, era transmitida uma propaganda de incentivo à leitura. A frase final do vídeo era: “Quem lê, viaja”. Nessa propaganda havia uma imagem que não me esqueço: uma criança em cima de um livro gigante, viajando por vários lugares, inclusive, sua própria imaginação. O foco do anúncio foi crianças porque, segundo especialistas, a infância é um bom período para se incutir o bom hábito de ler. “Mesmo antes de ser alfabetizada é importante que a criança tenha contato com livros, com imagens e enredos curtos, que estimulem a imaginação. Mas quando já estiverem alfabetizadas, além do uso de imagens, será possível a inserção de textos simples e de fácil compreensão”, explica Nicibel Silva, professora de português e revisora de textos.
Mas não basta comprar livros e encher a estante do quarto dos filhos. É de suma importância que os pais deem o exemplo, lendo e também conversando com as crianças a respeito da leitura. O pastor Lúcio Barreto (pai), compartilha uma experiência que vivenciou recentemente com os seus netos. “Sempre que visitava minha filha e meu genro, aos domingos, levava um jornal e, às vezes, ficava fazendo palavras cruzadas. Meus netos, uma menina de cinco anos e um garoto de oito, começaram a se interessar pelas cruzadinhas. Agora, sempre que chego lá, eles abandonam os tablets e se assentam ao meu lado para me ‘ajudar’ a resolver as palavras cruzadas. É o hábito se formando”, compartilha o pastor.
Outros parceiros na construção do amor à leitura são a escola e a igreja. Na escola, os professores devem incentivar a leitura de livros e, principalmente, a frequência dos alunos na biblioteca. Já na igreja, a partir da leitura da Bíblia e de histórias bíblicas, as crianças são inseridas no universo das palavras. Porém, o maior incentivo deve sempre vir dos pais, afinal, são eles que levarão os filhos às livrarias e bibliotecas e darão o exemplo de estarem constantemente com um livro em mãos. “Se a família tem o hábito da leitura, isso certamente despertará interesse nos pequenos. Quanto mais cedo a criança adquirir o hábito de ler, mais prazer ela terá nessa atividade, sendo mais difícil abandoná-la mais tarde, quando outras atividades se tornarem mais atrativas”, afirma Nicibel. Infelizmente, nem todos recebem uma educação cercada de livros.
O hábito da leitura faz com que a pessoa adquira facilidade de construção e interpretação de textos, elaboração de argumentos na conversação oral e escrita, o que é muito útil no mercado de trabalho. No Brasil, as estatísticas do hábito de leitura não são animadoras, o que pode ser constatado por meio de pesquisa divulgada no ano passado pelo Instituto Pró-Livro. Ela aponta que a média de livros lidos por todos os entrevistados foi de 1,85 livro por trimestre. Outro dado interessante publicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), também no ano passado, revela que o Brasil ocupa a 55ª posição do ranking de leitura mundial, abaixo da Tailândia que possui um IDH médio inferior ao do nosso país.
Mas esse quadro ainda pode ser revertido. Para começar é preciso dar o primeiro passo, como orienta Nicibel: “Comece lendo contos curtos, peças de teatro, revistas e jornais. Histórias em quadrinhos também são uma boa opção para os que se impacientam com páginas sem figuras. À medida que for desenvolvendo o hábito da leitura, leia livros com uma linguagem mais elaborada, mas que despertem seu interesse pelo conteúdo”. O pastor Lúcio tem uma opção mais metódica: “Leia um jornal por dia, uma revista por semana e um livro por mês”.
:: Kátia Brito
 
Benefícios da Leitura
 
Aprimora o vocabulário – Pesquisas comprovam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita.
Melhora a escrita – Você saberá como organizar e utilizar corretamente as palavras e, dessa forma, seu texto será mais fácil de ler e ser compreendido.
Capacidade de argumentar sobre vários assuntos – A leitura traz conteúdo útil para as pessoas. Se você quer “puxar assunto” com um desconhecido, que tal falar sobre os últimos livros que você leu ou os best-sellers do mercado? Livro é um tema melhor para começar uma conversa do que o capítulo de ontem da novela.
Aprendizado eficiente – Ler é a forma mais eficiente de aprender. Independentemente do assunto, um livro será uma boa maneira de entender diversos assuntos.
Benefícios cerebrais – A leitura é benéfica para o cérebro, já que ela desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Todos esses benefícios ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória e prevenir o Alzheimer.