Assembleia de Deus Ministério Belém
PORTAL LARANJEIRAS CAIEIRAS – SP

Rua Luiz Gonzaga Dartora n° 805
Bairro: Laranjeiras - Caieiras
Cultos:

Terças: 19:30h-21:00h / Quintas: 19:30h-21:00h

Domingos: 18:00h-20:00h

Páginas

Deus nos convida a vencer os desafios




“A alegria do Senhor é nossa força” (Neemias 8,10). 

 A palavra “força”, no dicionário, tem diferentes significados, e a partir deles podemos refletir sobre como a alegria nos fortalece. Força é aquilo que faz mover algo ou alguém, um impulso, algo que tem poder, que se impõe; um agente físico que pode alterar o estado de repouso ou de movimento uniforme de um corpo. A alegria de sermos filhos de Deus nos impulsiona e nos tira do lugar, muda-nos de rumo, incita-nos a ser melhores. É impossível que alguém tenha uma experiência pessoal com Jesus e queira continuar levando uma vida morna. Ao contrário, reconhecer-se amado por Deus tira-nos do comodismo e passamos a fazer a diferença no mundo, a começar pela alegria.
Força é também a capacidade de impressionar, de causar impacto numa obra artística, é um vigor. A alegria de sermos filhos de Deus transparece aos que estão conosco, ao nosso redor, impressiona, incomoda e contagia. Se alguém já lhe disse alguma vez: “Nossa, você parece não ter tristeza”, “Nossa, você é feliz assim todo dia?” eu mesmo “Conte-me o que você toma para ser feliz assim”. Essas reações podem ser sinal de que você entendeu que a alegria do Senhor é nossa força. E não se trata de ser falsa, esconder suas tristezas ou viver mascarando os problemas. Não! Viver a alegria do Senhor como nossa força é não se deixar abater pelos desafios cotidianos, viver de fé e acreditar que, mesmo em meio às dificuldades, algo bom acontecerá.
Todos os dias somos desafiados a ser melhores. Em casa, no trabalho, com os amigos, nos relacionamentos, nos estudos… Por onde passamos existe uma competitividade que nos ronda, independente da nossa vontade. Os desafios são muitos e não começam fora de nós, mas é uma luta inicialmente de nós com nós mesmos. Como cristãs, somos chamadas a ir ao encontro do outro, vencer o homem velho, quebrar as correntes que nos aprisionam e sermos melhor do que fomos ontem.

É duro, é difícil e exige força.
Outro significado da palavra  força  é “característica psicológica do que não se deixa abater nem dominar, e tem firmeza nas decisões”. Claro que temos muitas tristezas no dia a dia, mas viver a alegria do Senhor é crer que nada nem mal nenhum é maior do que a alegria de ser chamada filho de Deus. É decidir-se pela alegria, mesmo na dor.
Outra definição de força tem relação com a eletricidade, que move o nosso mundo atual, as tecnologias que levam, por exemplo, luz e modernidade aos diferentes rincões do mundo. A alegria do Senhor possibilita que sejamos a transformação da sociedade, luz para onde antes a vida era limitada, sem visão; é tornar acessível aos outros a riqueza dos ensinamentos de Jesus, pelo nosso testemunho de vida, muitas vezes, sem dizer palavra, apenas com um sorriso, um gesto alegre, um amor verdadeiro sem esperar recompensa.
Viver a alegria do Senhor como nossa força não significa que nunca haverá choro, tristeza ou dor. Os desapontamentos fazem parte da vida, mas eles não podem ser maiores do que a alegria. A tempestade nunca é eterna, e, mesmo em meio ao choro, é importante não perder de vista que a alegria do Senhor nos fortalece.